Aquisições Anteriores



Educação, Ciência e Religião                                                         Alfredo Dinis e João Paiva                                                             Perguntas que colocam em confronto ciência e religião e às quais se responde de uma perspetiva católica. Os autores advogam a aproximação da ciência e da religião, considerando que não há razão para qualquer choque, uma vez que não se intercetam.


A Sentinela
Richard Zimler
Tendo como pano de fundo o Portugal contemporâneo, um país traído por uma elite política corrupta, que sofre sob o peso dos seus próprios erros históricos, Richard Zimler criou um intrigante policial psicológico, com uma figura central que se debate com os seus demónios pessoais ao mesmo tempo que tenta deslindar um caso que irá abalar para sempre os muros da sua própria identidade.





O Homem que gostava de cães
Leonardo Padura
Através de uma escrita poderosa sobre duas testemunhas ambíguas e convincentes, Leonardo Padura traça um retrato histórico das consequências da mentira ideológica e do seu poder destrutivo sobre a utopia mais importante do século XX.








Inglaterra Inglaterra
Julian Barnes
Hilariante até mais não, cáustico como um ácido, este romance de Julian Barnes é uma divertidíssima sátira à realidade inglesa, um retrato (feroz) de Inglaterra que só um grande escritor poderia fazer.






Contos
Sophia de Mello Breyner Andresen                                                 Livro recomendado no Programa de Português para o 3.º Ciclo do Ensino Básico                                                                            Um homem e uma mulher que se perdem num caminho; um bispo que tenta, a todo o custo, salvar uma igreja; uma mulher que não olha a meios para atingir fins; três reis à procura de uma nova luz...



Histórias da Terra e do Mar
Sophia de Mello Breyner Andresen
Livro recomendado no Programa de Português para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
O conto "Saga", incluído neste livro, integra também a lista de obras das Metas Curriculares de Português para o 8.°ano.





...nesta luz que a tarde esfria
Maria Virgínia Monteiro
«(...)aqui, nesta poesia, existe de facto a luminosidade do Verão, uma luminosidade álacre, mas ao mesmo tempo, os tons taciturnos, epicédicos, extremamente compenetrados de Outono, de tempos setembrinos (…) além de ser uma poesia da memória e uma poesia da técnica, é também uma poesia da liberdade.»




História de um gato e de um rato que se tornaram amigos
Luis Sepúlveda
Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.




Diógenes
Pablo Albo
Diógenes tem um hobby: coleccionar coisas. Que tipo de coisas? Todas. Encontra-as, apanha-as e leva-as para casa. Acontece que Diógenes vive com os pais, com a irmã, com o irmão mais novo e com os avós, e todos eles colecionam coisas: todo o género de coisas. E como se isso não bastasse, Diógenes tem um tio solteiro que também é colecionista e que os visita frequentemente com a sua colecção de... cartas de amor.





Pensageiro Frequente
Mia Couto
« [...] escrita que nos presenteia com o completo que vai do campo de futebol da sua meninice, cenário de um despique amoroso confrontando-se com uma poesia traiçoeira, até ao mundo quase mágico dos então pacatos bairros populares, passando pelo Estádio dos Coqueiros na lembrança da noite estonteante que culminou o dia que ditou a independência da nova na ção do Índico.»
António Loja Neves, Expresso




O Tesouro
Selma Lagerlof
Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
O Senhor Arne fora um dos homens mais ricos e mais respeitados da região. Contudo foi tragicamente morto juntamente com todos os seus criados e uma sobrinha com menos de catorze anos. A velha mansão de família foi incendiada e o tesouro foi levado. 
A única sobrevivente foi a jovem orfã Elsalill que vivia com a sobrinha do Senhor Arne mas que não se lembra do que sucedeu. 





Mãos Inquietas
José Bernardes
«...De repente sobram-me apenas as mãos
O corpo voou
pelo espaço longínquo do rasto peregrino dos pássaros
ou mergulhou
no coro abissal das grandes baleias
ou estendeu-se 
unidimensional na espera da manhã
Meu rosto tornou-se impassível vislumbrando: 
lembranças
rastos de rostos
casas que um dia o coração habitou...»






Astérix - A Rosa e o Gládio
René GoscinnyAlbert Uderzo
À primeira vista a substituição do bardo Cacofonix avizinha-se como uma boa notícia para a aldeia dos irredutíveis gauleses. Porém, a chegada de uma mulher barda vinda da Lutécia vai gerar a discórdia na aldeia, com as mulheres a exigirem mais direitos, enquanto que Astérix fica num estado um pouco diferente à beira desta mulher…





A Matemática do Amor
Emma Darwin
Registo profundamente comovente da dor da perda, do ardor da paixão e do poder redentor do amor.







“A MISERICÓRDIA - A Santa Casa de Vila Nova de Gaia”
 António da Silva Fernando Correia
Reunida neste livro, a  história da Misericórdia e do município de Vila Nova de Gaia.









Desaparecido
Danielle Steel
Marielle e Malcom Patterson escondem um do outro segredos inconfessáveis, mas têm uma vida pacífica e agradável até ao momento em que são confrontados com a maior tragédia da sua vida: Teddy, o filho de ambos, é misteriosamente raptado. 





A Ilha Misteriosa
Júlio Verne
Um balão cai perto de ilha desconhecida no Oceano Pacífico. Os cincos sobreviventes enfrentam os obstáculos naturais impostos pela ilha misteriosa, desde animais selvagens e temperaturas extremas a um navio repleto de piratas. 







O Velho e o Mar
Ernest hemingway
Santiago, um velho pescador cubano, minado por um cancro de pele que o devora cruelmente, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe. Vai então bater-se, durante quatro dias, com um enorme espadarte, que conseguirá de facto capturar, para logo o ver ser devorado por um grupo de tubarões. 



Portugalmente – Peregrinação da Lapa a Riba-Côa
Jorge Carvalheira
Jorge Carvalheira percorreu os caminhos da Beira Alta, numa peregrinação que o levou das aldeias dos contrafortes orientais da Serra da Lapa até às terras fronteiriças de Riba-Côa, passando pelos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa. O texto é acompanhado de fotografias de Duarte Belo.



Diário de um banana 6
Jeff Kinney 
O Greg está metido num grande sarilho: a escola foi vandalizada e ele é o principal suspeito. Mas o que é incrível é que ele está inocente. Pelo menos em parte... As autoridades estão a apertar o cerco. Entretanto, uma tempestade de neve chega de surpresa e a família fica impossibilitada de sair de casa.O Greg sabe que, quando a neve derreter, terá de sofrer as consequências, mas haverá algum castigo pior do que ficar fechado em casa com a família durante as férias? É caso para dizer: TIREM-ME  DAQUI!



Diário de um banana 5
Jeff Kinney
O Greg Heffley sempre teve muita pressa em crescer. Mas, agora que vai ficando mais velho, começa a perceber que afinal crescer pode não ter assim tanta piada. Sem poder contar com o apio de Rowley, com quem se zangou no verão, Greg vai ter de enfrentar sozinho problemas como: borbulhas, as paixonetas, as aborrecidas reuniões familiares, os trabalhos de casa que agora tem de fazer com o superexigente pai, a falta de pontaria para a sanita (agora que a mãe obrigou toda a gente lá de casa a fazer xixi sentado!) ou o facto de ter de tomar banho com os colegas nos balneários da escola. É uma selva lá fora, e o Greg vai ter de crescer para sobreviver! 




Diário de um banana 3
Jeff Kinney
A verdade é esta: Greg Heffley nunca deixará de ser um banana.
Alguém precisa de explicar isto ao seu pai.
Porque Frank Heffley acredita que conseguirá endurecer o filho e inscreve- o em desportos de equipa e noutras atividades «másculas». Claro que Greg consegue esquivar-se facilmente aos esforços do pai para o mudar. Mas, quando o pai ameaça enviá-lo para uma escola militar, o Greg percebe que tem de se tornar duro… ou não terá salvação.





Diário de Uma Totó 5
Rachel Renée Russell
Querida Miss Sabichona, acho que a minha arqui-inimiga anda a espalhar boatos sobre mim. Ajuda-me!
OMD!!!! A tua arqui-inimiga tem um nome que começa por "Mac" e termina com "Kenzie"? Talvez TU possas dar-me conselhos!!! A tua amiga Miss Sabichona.
a.k.a. Nikki Maxwell
a.k.a. perita em paixonites e dramas de melhores amigas






Diário de Uma Totó 4 1/2
Rachel Renée Russell
CRIA O TEU PRÓPRIO DIÁRIO DE UMA TOTÓ!Dica N.º 1: Descobre que tipo de diário é apropriado para ti! Agenda? Blogue?
Dica N.º 2: Aprende a usar palavras codificadas para entradas supersecretas! GFP = Gira, Fixe & Popular
Dica N.º 3: (A Dica Mais Importante de Sempre): NÃO PERCAS O TEU DIÁRIO!





Diário de Uma Totó 4
Rachel Renée Russell
Dicas da Nikki para uma maratona de patinagem perfeita:
- Escolher uma causa por que valha a pena patinar. (Pontos extra se o Brandon também gostar)
- Fazer equipa com as amiguinhas da Princesa do Gelo, Chloe e Zoey.
- Convencer a malvada da Mackenzie a bazar!!!
- Garantir que sabes mesmo patinar… 






 X-Men - Filhos do Átomo                                                Veja como tudo começou, neste excitante primeiro capítulo da saga X-MEN. Antes de Charles Xavier e Erik Lehnsherr se tornarem Professor X e Magneto, eram dois jovens que descobriam os seus poderes pela primeira vez. Antes de serem inimigos, eram os melhores amigos que podia haver, juntando-se a uma equipa de elite de mutantes para formar os X-Men, numa tentativa de impedir a eclosão da Terceira Guerra Mundial!

                               
                               Vingadores 
Quando uma força hostil aparece e ameaça a segurança ao mais alto nível, Nick Fury, director da agência antiterrorismo S.H.I.E.L.D ,vê-se forçado a recorrer à mais improvável equipa de super-heróis: Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Hulk e Hawkeye. Porém, para que seja possível salvar o universo, eles terão de superar-se enquanto indivíduos e tornar-se aptos a conjugar os seus poderes extraordinários, formando a mais poderosa equipa de todos os tempos.






Thor- As Idades do Trovão

Ele é o deus do trovão, filho de Odin, herdeiro do trono lendário de Asgard. Quando empunha Mjolnir, o martelo mágico forjado com o mítico metal Uru, o doutor Donald Blake transforma-se no guerreiro imortal conhecido como…
O poderoso Thor!

                

Cartas da Beatriz
Maria Teresa Maia Gonzalez
Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.
Em registo de romance epistolar, a Autora conduz-nos ao mundo do bullying, no feminino. A história perpassa os problemas de uma jovem de 14 anos, a Beatriz, que vive atormentada pelas constantes agressões de um grupo de três colegas da sua escola que, a cada dia que passa, vão transformando a sua vida num autêntico pesadelo que gera o pânico. Beatriz vê-se impotente e recorre ao seu pai, 

                              escrevendo-lhe. Porém, só consegue fazer-lhe chegar a última carta…





O Rap na Escola
Maria Teresa Maia Gonzalez
Trata-se de um livro que pretende ser um instrumento de trabalho para jovens em idade escolar, englobando várias linguagens: a da prosa, da poesia, da música e da dança. Aborda, de uma forma original, o encanto e o poder das palavras - não de todas, mas das «melhores palavras do mundo», palavras que constroem a Paz. Ao ritmo do rap, o livro vai contando a história de cerca de 30 palavras cheias de sentido e interpela o jovem sobre os valores a desenvolver para crescer de forma equilibrada e feliz. No final, há     
                                um desafio ao leitor para que possa refletir melhor sobre o eco que 
                                cada uma das palavras (e conceitos) deixou em si.



Gangues
Robert Muchamore
Todos os agentes da CHERUB vêm de algum lado.
Dante Scott ainda tem pesadelos com a morte da família, brutalmente assassinada por um gangue de motards.
Após a tragédia que marcou para sempre a sua vida, Dante torna-se membro da CHERUB, um agente preparado para todo o tipo de missões. O novo agente junta-se a James e Lauren Adams numa missão para se infiltrar no Motard Clube Bandidos e está pronto a fazer o que for preciso para se vingar daqueles que mataram a sua família. 






A Seita
Robert Muchamore
James e os seus colegas infiltram-se num culto australiano, Os Sobreviventes, depois de descobrirem indícios de uma potencial ligação ao grupo terrorista Ajudem a Terra. O quartel-general do culto está completamente isolado no deserto australiano, a vários quilómetros da cidade mais próxima. É a missão mais difícil até ao momento, porque James será obrigado a obedecer às rígidas regras por que o culto é famoso e resistir às técnicas de lavagem cerebral que usa para cativar os seus seguidores. Desta vez, James não só terá     
                             de combater terroristas, mas também lutar para preservar a sua 
                              própria sanidade.





O Recruta
Robert Muchamore
Os agentes da CHERUB têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais... mas não são.
Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente.
Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.
James é o mais recente recruta da CHERUB. É brilhante a matemática e a CHERUB precisa dele. Esperam-no cem dias de recruta.A aventura  

                             está a começar


                              Eragon
Christopher  Paolini                                                      Eragon e o seu dragão, Saphira, acabam de salvar o estado rebelde da destruição pelas forças poderosas do Rei Galbotorix, cruel governante do Império. Eragon deverá rumar agora a Ellesmera, terra dos Elfos, onde treinará ainda mais os seus poderes de Cavaleiro do Dragão: a magia e a destreza no manejo da espada.
Muito em breve estará a caminho, na viagem da sua vida: os seus olhos abrem-se a novos lugares e a personagens terríveis, os seus dias enchem-se de novas aventuras. Mas o caos e a traição espreitam a cada esquina, e nada é o que parece ser. Não tarda, Eragon deixa de    
                               saber em quem confiar.


                       A Máquina de fazer Espanhóis
                                       Valter Hugo Mãe
Esta é a história de quem, no momento mais árido da vida, se surpreende com a manifestação ainda de uma alegria. Uma alegria complexa, até difícil de aceitar, mas que comprova a validade do ser humano até ao seu último segundo. a máquina de fazer espanhóis é uma aventura irónica, trágica e divertida, pela madura idade, que será uma maturidade diferente, um estádio de conhecimento outro no qual o indivíduo se repensa para reincidir ou mudar. O que mudará na vida de antónio silva, com oitenta e quatro anos, no dia em que violentamente o seu mundo se transforma?


                    Dentro do Segredo
José Luís Peixoto
Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte. 
Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.  


                            

D. Maria II

Isabel Stilwell
Com apenas 7 anos, Maria da Glória torna-se rainha de Portugal. A sua infância foi vivida no Brasil, na companhia dos seus irmãos e da sua adorada mãe, D. Leopoldina. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do seu pai, imperador do Brasil e D. Pedro IV de Portugal. Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória. Aos 15 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país...




Um Dia Naquele Inverno
Sveva Casati Modignani
Numa grande mansão, às portas de Milão, vivem os Cantoni, proprietários há três gerações da homónima e prestigiada fábrica de torneiras. Aparentemente, todos os membros da família levam uma vida transparente, mas, na realidade, todos eles escondem segredos que os marcaram. Omite-se até a loucura de que sofre Bianca, a matriarca desta dinastia. Um dia, entra em cena Léonie Tardivaux, uma jovem francesa sem dinheiro e sem parentes, que casa com Guido Cantoni, o único neto de Bianca. 




Jeremias dá uma mãozinha
Carlos Medina Ribeiro
Neste livro, Jeremias - verdadeiro herói da Sociedade de Informação - continua a enfrentar, corajosamente, o caricato (mas temível) exército de inforfóbicos, infortrôpegos, info-analfabetos e info-komplykadores e info-deslumbrados que anda à solta, e um pouco por todo o lado, a fazer os estragos que se sabe.
www.janelanaweb.com/humormedina




Oito Contos Maravilhosos
Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Oito histórias tradicionais e maravilhosas que nos contam como príncipes e princesas e outros heróis corajosos, presos por magias e feitiços maléficos, aceitam desafios, enfrentam provas e vencem obstáculos.
Oito histórias muito antigas que, há séculos, são contadas e recontadas, de geração em geração.




Dois Casamentos  /  História de Uma Porta
Camilo Castelo Branco
Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Camilo Castelo Branco conta-nos duas histórias de amor e sofrimento, de riqueza, traição, crime e mistério, passadas no século XIX, no tempo em que os emigrantes pobres sonhavam com um Brasil que lhes traria a fortuna e a felicidade!





Cântico de Natal 
Charles Dickens
Scrooge, um homem de negócios avarento e amargo, desumano e insensível, que só se preocupa com o dinheiro e o lucro e que detesta o Natal, recebe a visita de três Espíritos que pretendem fazer dele uma pessoa generosa e solidária.







O Escaravelho de Ouro
de Edgar Allan Poe
A descoberta inesperada de um misterioso escaravelho transforma a vida de três amigos. Misterioso é também o velho manuscrito que o acaso lhes depara: contém uma estranha mensagem criptográfica que, uma vez decifrada, lhes revela o mapa de um tesouro.
Partem, então, em busca do famoso tesouro do Capitão Kidd...



O livro dos desejos 
de Vergílio Alberto Vieira
Sob o céu alto, e fundo, da infância que acorda dos desejos, de margem a margem, tensa, o sonho unia, descalço, sobre o abismo, um menino a medo caminhava. De olhos fechados, um equilíbrio de vara forçava contra o peito. A seu lado, pé ante pé, seguia um anjo. Parado em terra, um cavalinho cego espera em silêncio a cor mansa do dia. Em que país há-de nascer esse desejo do poeta que nas palavras do mundo acaba e principia? Este é um belo livro de poemas, que dá gosto saborear sozinho ou ler alto aos mais pequenos.



Porque é que os ursos-polares vivem sós?                                                         Esta é a nova coletânea das melhores questões, da popular coluna da revista New Scientist, algumas sérias e outras verdadeiramente divertidas, sempre com informações brilhantes e surpresas hilariantes. São perguntas do quotidiano respondidas pelos grandes cientistas da atualidade: Os peixes sentem sede? O que nos torna canhotos ou destros? Por que razão o alho causa mau hálito? Quantos germes existem numa moeda?



Herança de Christopher Paolini
Há pouco tempo atrás, Eragon - Aniquilador de Espectros, Cavaleiro de Dragão - não era mais que um pobre rapaz fazendeiro, e o seu dragão, Safira, era apenas uma pedra azul na floresta. Agora o destino de toda uma sociedade pesa sobre os seus ombros.
Longos meses de treinos e batalhas trouxeram esperança e vitórias, bem como perdas de partir o coração. Ainda assim, a derradeira batalha aguarda-os, onde terão de confrontar Galbatorix. 


Brisingr de Christopher Paolini
Eragon e o seu dragão, Saphira, conseguiram sobreviver à batalha colossal na Campina Ardente contra os guerreiros do Império. No entanto, Cavaleiro e dragão ainda terão de se deparar com inúmeros desafios. Eragon vê-se envolvido numa série de promessas que talvez não consiga cumprir, como o juramento a seu primo, Roran, de ajudá-lo a resgatar a sua amada Katrina das garras de Galbatorix. Todavia, Eragon deve lealdade a outros também. 
Leia mais em: http://ebooksgratis.com.br/tag/brisingr/#ixzz1uT4kU44R






Uma Cenoura para Iznogoud

Este álbum reúne três hilariantes histórias marcadas pelo inconfundível humor de Goscinny. Na primeira, o bom califa descobre que o povo odeia o seu grão-vizir e parte em busca de uma rara planta - a cenoura - que torna as pessoas amáveis. Na segunda, Iznogoud tem um encontro imediato com extraterrestres.
Na terceira e última história do álbum, Bagdad é visitada por uma delegação estrangeira que oferece a Iznogoud "um animal feroz": uma mosca tsé-tsé. 



As Crónicas de Nárnia-C.S. Lewis
O Sobrinho do Mágico                                 
Clássico de literatura infantil escrito em 1955 por C. S. Lewis é o primeiro de sete volumes que compõem a coleção «As Crónicas de Nárnia». Neste livro, Digory e Polly conhecem-se e tornam-se amigos. Os dois irão viver fantásticas aventuras quando o maléfico tio de Digory, Andrew, que pensa ser um mágico, os manda repentinamente para outro mundo. Acabam por encontrar o caminho para Nárnia, um mundo encantado repleto... 



As Crónicas de Nárnia, de C.S.Lewis
O Leão, a Bruxa e o Guarda-Fatos
A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...




As Crónicas de Nárnia, de C.S.Lewis                                                         O Cavalo e o seu Rapaz                                                           Em Cavalo e o Seu Rapaz, o jovem Xassta descobre que o seu pai adoptivo tem um plano horrendo: vendê-lo a um estranho homem. Triste e perdido, Xassta conhece um cavalo falante que lhe sugere fugirem juntos para Nárnia. Na viagem enfrentam perigos constantes e conhecem Arávis, uma rapariga que também fugiu do mundo real e os acompanha até ao maravilhoso mundo.

As Crónicas de Nárnia, de C.S.Lewis                                                       O Príncipe Caspian                                                                                              A história começa quando quatro crianças são  impelidas, por artes mágicas, de uma estação de caminhos-de-ferro em Londres para o maravilhoso mundo de Nárnia, onde o príncipe Caspian se encontra em apuros. O feliz reino de Nárnia, estava agora ameaçada pelo controlo do perigoso e perverso rei Miraz. Estes quatro jovens, conduzidos pelo magnífico leão Aslan, têm agora a importante missão de ajudar o príncipe Cáspian a recuperar o glorioso passado de Nárnia. 



As Crónicas de Nárnia, de C.S.Lewis                                                       A Viagem do Caminheiro da Alvorada                                                                Neste livro, Lucy e Edmund vão passar umas férias a casa de um primo insuportavelmente 'certinho'. Mas subitamente, enquanto discutem em frente a um quadro da tia Alberta são os três transportados por artes mágicas para Nárnia; mais exatamente para o mar alto, onde reencontram o príncipe Caspian e são recolhidos pelo seu barco: o Caminheiro da Alvorada. 



Mau Começo - vol.1 -    
A Sala dos Répteis - vol.2  
de Lemony Snicket                                                                                 Uma Série de Desgraças, título dos 13 volumes das desventuras dos orfãos Baudelaire, três crianças perseguidas pela má sorte e pelo conde Olaf, homem maléfico que teima em surripiar-lhes a herança legada pelos pais, mortos num incêndio.


O Mistério dos Cheques Carecas -O Mistério do Nevão assombrado -O Mistério das Galinhas Espavoridas
«Investigar!« Palavra cheia de mistério, que remete para aventuras em que músculos, vontade e inteligência se conjugam no sentido de resolver enigmas, procurar soluções. A Colecção "1001 Detectives" propõe-te não só acompanhares as aventuras de Maria e David e do Gabriel como também te desafia a procurares novas pistas, soluções originais, diferentes das conclusões a que eles chegaram.



A Mona de Maio/La Mona i Maio 
de José Francisco João Fernandes
"Devemos olhar com atenção para o português escrito pelo Padre Zé, muito próximo do mirandês na sua oralidade, um português onde a herança asturo-leonesa é muito forte, mesmo que esta questão nunca tenha sido estudada convenientemente. (...). Nessa língua, fala-nos uma aldeia raiana mirandesa, com memórias que vão até aos anos vinte do século XX, mas de pessoas que nasceram e cresceram no século XIX. Tradições como O Maio já se perderam embora ainda persistam em aldeias da vizinha província de Zamora." Amadeu Ferreira


L Segredo de Peinha Campana/O Segredo de Pena Campana, de Fracisco Niebro
  O Planalto Mirandês guarda uma forte identidade cultural e o património imaterial é de uma riqueza extraordinária: aí, muito antes da nacionalidade, se fala a outra língua oficial de Portugal, o mirandês, aí se preservou a dança sagrada dos pauliteiros e se ouvem os gaiteiros e tamborileiros com suas fraitas a executar um fundo musical popular muito próprio, aí mantém ainda raízes uma literatura oral singular e uma série de ritos que vêm já do neolítico, nomeadamente os solsticiais com as suas fogueiras, os caretos, chocalheiros, farandulos e outros sacerdotes da natureza do tempo. 
Esta obra  está escrita em mirandês, com tradução para o português actual. 




Nos Passos de Magalhães 
Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma. 
Nos Passos de Magalhães é a história de lugares mágicos contada pelos olhos de um viajante moderno. Ao mesmo tempo que nos guia pela Lisboa dos Descobrimentos, pelas ruas de Sevilha, pelas fortalezas no Índico ou pelas tribos da Patagónia, Gonçalo Cadilhe reinventa a viagem de um homem que conquistou o seu lugar no mundo. E provoca no leitor o desejo de partir.




Excerto: "Daí sai o mais austral dos caminhos-de-ferro, o verdadeiro Patagónia Express, o qual, depois de duzentos e quarenta quilómetros de andamento que unem cidades como El Zurdo e Bellavista, chega a Río Gallegos, na costa atlântica.
O comboio, formado por duas carruagens de passageiros e dois vagões de carga, é arrastado por uma velha locomotiva a carvão fabricada no Japão no princípio dos anos trinta. Cada carruagem de passageiros tem dois longos bancos de madeira que a percorrem de uma ponta a outra. Numa delas há um fogão a lenha que os passageiros têm de ir alimentando e, por cima dele, um quadro com a imagem de Nossa Senhora de Luján."


Patagónia Express – Luís Sepúlveda

Patagónia Express é uma viagem sem fronteiras pelo extremo sul do continente americano.

Escrito de uma forma exaltante, Luís Sepúlveda apresenta-nos a Patagónia e relembra momentos importantes da sua vida, desde os passeios de infância com o avô até às viagens decisivas da sua vida, num livro que Miguel Sousa Tavares considerou «inesquecível».

Homenagem a um comboio que já não existe, mas que continua a viajar na memória dos homens e mulheres da Patagónia, estes "apontamentos de viagem" - como lhes chamou Luís Sepúlveda - tornaram-se num dos livros de referência do grande autor chileno.









Urbano Tavares Rodrigues sobre "Livro" de José Luís Peixoto
É, sem dúvida, uma obra prima da literatura portuguesa. Um romance sobre a emigração económica e também política, dos anos cinquenta até à Revolução de Abril e à actualidade.
As descrições minuciosas e perfeitas da vila alentejana e das suas gentes encontram paralelo na visão dos bairros da lata de Champigny e Saint Denis.
Livro, título da obra, é simplesmente o livro que Ilídio dá à sua namorada Adelaide e o nome que esta dará mais tarde, casada em Paris com o intelectual comunista Constantino, ao filho que nasceu de um fortuito encontro com Ilídio, numa sua vinda à terra sem o marido.
As personagens, muito elaboradas, são de uma verdade e de um pitoresco fabulosos, cruas e por vezes muito originais e coloridas; o Cosme, amigo do coração de Ilídio e de Adelaide; o padre manhoso e falso; o generoso e leal Josué, pedreiro e mestre de Ilídio, seu amigo; a negra Sidonie, a quem Livro ensina a literatura; a velha, luxoriosa e gananciosa, Lubélia, enterrada viva.
A interioridade riquíssima de Livro mostra um ser complexo, que tudo abrange e finalmente se revela autor de tudo o que lemos, autor, narrador e personagem. Dito isto, sentimos que não dissemos ainda o essencial, porque este romance é a tal ponto renovador que dá à pungência da realidade social como que um toque de magia, fundindo-a nos sonhos dos emigrantes, cristalizados nas suas casas afrancesadas, cheias de azulejos e de ostentação.
A poética de José Luís Peixoto está muito discretamente na sua escrita, pelo meio de exuberantes referências culturais.
Leiam e verão se este não é o ponto mais alto de um escritor por vezes, como Saramago, tocado pelo génio.
Urbano Tavares Rodrigues






Vida Vivida 
é o título de um livro de poemas, escrito por Álvaro Rocha, e publicado pela Kairos - Produções Culturais, em 2011.




                                                   

                                     


Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOVO SITE/BLOGUE DA BIBLIOTECA ESAOF: https://bibliotecaesaof.wixsite.com/esaof